a
Apresentação


Acesso à versão publicada em Dezembro de 2018


Produzido por CCDRC


A Região Centro é uma das regiões mais envelhecidas do País, característica que tem tendência a acentuar-se.
A boa notícia é que vivemos mais anos. O desafio é vivermos mais anos, com saúde e sentindo que fazemos parte da nossa Comunidade. Deste modo, o envelhecimento ativo e saudável é uma prioridade estratégica da Região Centro, e tem sido um desígnio na atuação de muitas entidades da região. De tal modo que a Comissão Europeia, com grande protagonismo do consórcio Ageing@Coimbra, considera a Região Centro uma Região de Referência no Envelhecimento Ativo e Saudável. A Comissão Europeia reconhece que muitas organizações e entidades da região têm mostrado uma grande dinâmica e capacidade de adaptação à evolução demográfica, com a implementação de projetos e iniciativas de valorização da investigação e das tecnologias, de melhoria cuidados de saúde mais orientados para o idoso e de promoção de estilos de vida mais saudáveis.
Com o objetivo de dar visibilidade às várias iniciativas da região e de estimular outras, bem como o trabalho em rede, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) lançou, em 2017, o primeiro concurso de Boas práticas Envelhecimento Ativo e Saudável.
As candidaturas recebidas no “Prémio de Boas práticas Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro”, nas várias edições, vieram comprovar que a região está atenta aos desafios demográficos e demonstram a sua capacidade de se reinventar, com práticas e iniciativas inovadoras no âmbito da qualidade de vida e do envelhecimento ativo. Considerando a riqueza da informação contida nas candidaturas recebidas pela CCDR Centro, entendemos que era nosso dever aumentar a sua visibilidade, partilhando com todos a informação mais relevante das candidaturas. A compilação das boas práticas num catálogo online pareceu-nos ser o melhor modo de o fazer.
Desejamos, igualmente, com esta publicação, induzir novos projetos, novas parcerias e novas formas de promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável na região, no país e na Europa.

Ler mais...
Presidente da CCDRC




O envelhecimento da população, representando uma conquista da sociedade e um marcador de desenvolvimento da mesma, encerra, contudo, um desafio, o de haver qualidade de vida na idade mais avançada.
A resposta a este desafio, devendo ser dada pelo próprio indivíduo e pela sociedade, assenta nos princípios do envelhecimento ativo e saudável, o qual inclui comportamentos saudáveis ao longo da vida e adaptações aos défices físicos, mentais e sociais no final desta.
O Consórcio Ageing@Coimbra, inserido na rede dos reference sites europeus para o envelhecimento ativo e saudável e que tem por missão promover este desígnio na Região Centro, tem tido a preciosa colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que, para além de apoiar ativamente o consórcio, instituiu em boa hora o Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, cujas candidaturas mais representativas são apresentadas no congresso anual do Ageing@Coimbra.
Esta iniciativa, permitindo conhecer as boas práticas desenvolvidas na Região Centro, veio não só mostrar o que de bom se faz na nossa Região, promovendo a replicação das mesmas noutros locais, mas também estimular a inovação nas áreas do conhecimento, dos cuidados de saúde e do apoio social.
Esperamos que esta compilação possa contribuir para que o envelhecimento ativo e saudável seja cada vez mais uma realidade na Região Centro e no País.

Ler mais...
Coordenador do Ageing@Coimbra





e
logo agein logo CCDRC