CANDIDATURAS ABERTAS PARA A 8.ª EDIÇÃO DO PRÉMIO DE BOAS PRÁTICAS 2025



De 15 de julho a 30 de setembro, encontram-se abertas as candidaturas ao Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro – edição 2025.

Este Prémio, que vai já na sua 8.ª edição, pretende potenciar a divulgação e o reconhecimento dos projetos e práticas que promovam o envelhecimento ativo e saudável existentes na Região Centro.

Nas sete edições já realizadas, foram submetidas quase 1.000 iniciativas, que envolveram várias centenas de promotores e mais de mil entidades parceiras. Muitas destas iniciativas podem ser consultadas no portal Envelhecimento ao Centro: http://envelhecimentoaocentro.ccdrc.pt/

Na edição de 2025 há uma novidade! A CCDR Centro criou uma nova categoria: a categoria Rede+. Esta nova categoria visa valorizar ações que originem redes colaborativas, parcerias entre entidades, transferência de conhecimentos e fortalecimento de sinergias.

Esta é uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P., beneficiando da colaboração dos consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture.

O envolvimento e a participação dos nossos atores locais é fundamental!

Em nome de um território mais amigo do idoso, mais coeso e inclusivo, capaz de inovar e de partilhar conhecimento, participe!

Consulte o Regulamento e aceda ao formulário de candidatura AQUI.


A população da Região Centro tem vindo a envelhecer rapidamente nas últimas décadas, com as projeções demográficas a realçar o agravamento desta tendência. O aumento da esperança média de vida é uma conquista civilizacional, assente em investimentos na saúde, alimentação, ciência ou cultura, mas importa assegurar a sustentabilidade desta ‘demografia disruptiva’, garantindo as condições necessárias para um Envelhecimento Ativo e Saudável no Centro.

Partindo deste diagnóstico, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) considerou o Envelhecimento Ativo e Saudável uma prioridade regional, tendo desenvolvido, ao longo do tempo, iniciativas, que se complementam e reforçam mutuamente. Estas iniciativas são enquadradas pelos seus objetivos de desenvolvimento regional e valorização do território e visam potenciar a divulgação e reconhecimento dos projetos e práticas existentes na região que promovam o Envelhecimento Ativo e Saudável, facilitando a sua transferibilidade; estimular o trabalho em parceria e a criação de redes e novas formas de promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável entre agentes do território (setores público, privado e social) e realçar publicamente o trabalho feito; combater o preconceito associado à idade (idadismo); identificar os territórios mais amigos da longevidade, incentivando iniciativas neste âmbito.

O portal “Envelhecimento ao Centro” traduz este compromisso da CCDR Centro com a promoção do bem-estar da população sénior e de políticas públicas e ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas, sistematizando recursos e informação sobre as principais iniciativas desenvolvidas pela CCDR Centro nesta temática:

- Catálogo de Boas Práticas: divulga e reconhece projetos e iniciativas que promovam o Envelhecimento Ativo e Saudável na região

- Prémio de Boas Práticas: reconhece e premeia projetos inovadores que promovam estilos de vida saudáveis e o bem-estar da população idosa, bem como a aprendizagem ao longo da vida.

- Empreendedor 50+: promove o espírito empresarial e empreendedor entre a população mais velha e sensibiliza para a importância do empreendedorismo sénior

- Territórios da Longevidade: identifica e distingue os territórios mais inclusivos e amigos da longevidade


Este portal consiste numa plataforma que pretende inspirar, promover e fortalecer as respostas aos desafios do envelhecimento na Região Centro.